Pesquisar
Realizar Pesquisa

Hospital de Cirurgia forma 26 novos especialistas das Residências Médicas e Multiprofissionais

22 de março de 2023

Formação atesta o compromisso da instituição em aprimorar os serviços de saúde por meio de especialização profissional

Reforçando o comprometimento em aprimorar cada vez mais os serviços de saúde em nosso estado por meio de especializações profissionais, o Hospital de Cirurgia formou, este ano, 26 novos especialistas.

Dentre os 26 formandos, oito são da Clínica Médica, dois da Cirurgia Básica, dois da Cirurgia Vascular, dois da Neurocirurgia, dois da Psiquiatria, dois da Ortopedia e Traumatologia, um de Medicina Intensiva, um de Cirurgia Cardiovascular e um de Cirurgia Geral.

Além das áreas médicas, o hospital formou também Residentes Multiprofissionais, sendo dois de Odontologia, dois de Fisioterapia e um de Enfermagem.

É importante destacar que entre os alunos concluintes da Residência Médica, o HC formou o seu primeiro residente da especialização em Medicina Intensiva: trata-se da médica Cássia Cristina Ferreira Matos.

Para ela, que concluiu duas residências da área médica na instituição, o período de formação foi muito proveitoso e uma experiência única de crescimento profissional e pessoal.

“Tive o privilégio de fazer as especializações em Clínica Médica e Medicina Intensiva no Cirurgia e tenho muito orgulho de ser a primeira intensivista formada pelo hospital. A Residência Médica não é fácil. São muitas horas de plantão, estudo, trabalho e muita dedicação. Mas posso afirmar que faria tudo novamente para ser a profissional que sou hoje. O Cirurgia é um gigante e eu tenho um amor particular por esse lugar. Não senti falta de nenhum recurso que impedisse meu aprendizado, pelo contrário, o hospital entende a importância e investe muito no ensino. Sou muito grata por ter feito essa escolha”, enfatizou.

Uns concluindo, outros ingressando

Se este ano 26 novos especialistas sairão formados pelo hospital, no último dia 10 de março o Hospital de Cirurgia recepcionou 36 novos residentes das áreas médicas e multiprofissionais, aprovados por meio do Exame Nacional de Residência (Enare), para a turma de 2023.

No total, foram 28 alunos da Residências Médica: 8 de Clínica Médica, 4 de Medicina Intensiva, 3 de Cirurgia Geral, 2 de Psiquiatria, 2 de Neurocirurgia, 4 de Cardiologia, 2 de Ortopedia, 2 de Cirurgia Vascular e 1 de Cirurgia Cardiovascular. E 8 da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva: 2 de Fisioterapia, 3 de Enfermagem e 3 de Odontologia.

Na ocasião, os novos residentes foram recepcionados pela Interventora Judicial do Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães; pelo Diretor Técnico do hospital, Dr. Rilton Morais; pelo coordenador de Ensino e Pesquisa do HC, Alex Vianey; e pelo coordenador dos Programas de Residência Multiprofissional da instituição, o cirurgião-dentista Ismário Menezes.

Postado em Sem categoria