Com mais de 50 mil atendimentos, Ambulatório de Consultas do Hospital de Cirurgia completa um ano em novo espaço

17 de abril de 2024

Complexo hospitalar referência em atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos de média e alta complexidade, o Hospital de Cirurgia (HC) celebra nesta quarta-feira, 17, um ano da mudança do seu Ambulatório de Consultas para um novo prédio amplo e moderno, que proporcionou mais conforto aos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a finalidade de expandir o número de atendimentos e oferecer uma estrutura física mais cômoda, o Ambulatório do HC foi transferido das dependências da sede do Cirurgia para um prédio localizado na Avenida Dr. José da Silva Ribeiro Filho (continuidade da Avenida Desembargador Maynard), no Siqueira Campos, saindo de 24 para 56 salas.

Com o novo prédio, o Ambulatório do HC – composto por dois pavimentos – passou a ter 39 consultórios, uma sala exclusiva para psiquiatria, sala de enfermagem, salas de procedimentos, salas de exames, brinquedoteca e duas recepções.

“Hoje, celebramos um ano de inauguração deste espaço que vem transformando o atendimento médico para os pacientes do SUS em Sergipe. O novo Ambulatório representa um avanço na nossa capacidade de cuidar. Com o dobro de salas e a adição de novas especialidades, podemos oferecer um cuidado mais completo e eficiente”, reforça a gerente do Ambulatório do HC, a enfermeira Kelle Juliana Oliveira.

Nº pacientes atendidos

Desde a inauguração do novo Ambulatório do HC em abril de 2023 até o momento, foram realizadas mais de 50 mil consultas, o que representa um aumento de 20% quando comparado ao mesmo período dos anos anteriores, quando o espaço ambulatorial funcionava na sede do Cirurgia. Por dia, a filial do Cirurgia atende, em média, quase 200 pacientes.

O paciente José Leonardo Santos conheceu o antigo e o atual Ambulatório e, para ele, a mudança foi excelente. “Aqui está bem melhor (em termos de estrutura física). Pois, no outro espaço, tínhamos que subir uma rampa grande e aqui não. Lá era apertado e aqui tem conforto. E o atendimento continua o mesmo, ótimo”, afirma.

Consultas e exames

Em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h, o Ambulatório de Consultas oferece diversas especialidades médicas aos pacientes assistidos pelo SUS, com uma equipa médica composta por mais de 100 profissionais.

Atualmente, as especialidades disponibilizadas pelo Ambulatório são Cardiologia (Geral, Arritmologia, Valvulopatia, Coronariopatia, Insuficiência Cardíaca e Transplante), Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Endocrinologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Pneumologia, Psiquiatria (Geral, Infantil, Transtornos resistentes ao tratamento e Dependência química), Reumatologia, Urologia.

O Ambulatório oferece ainda consultas com a equipe multidisciplinar formada por: Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. E exames de ecocardiograma transtorácico, eletroneuromiografia  e eletroencefalograma em vigília/sono espontâneo e em sono induzido com medicamento (EEG).

Para o médico urologista Dr. Ricardo Viana Bragança, o novo Ambulatório disponibiliza ambiente mais favorável para os atendimentos médicos. “As instalações aqui são ótimas tanto para a parte médica para exercer o seu atendimento de forma adequada, como também para o acolhimento dos pacientes, desde a portaria, recepção até os consultórios. Temos salas confortáveis, equipadas adequadamente com macas, sistema de informatização e climatização. Temos todos os materiais necessários para pequenos procedimentos ambulatoriais da nossa área de Urologia, como troca de sondas”, relata o médico urologista, Dr. Ricardo Bragança.

Conforto para todos

Funcionária do setor de marcação de consultas do Ambulatório, Gleice Anne trabalha há dois anos no HC e destaca que a mudança de espaço trouxe mais acomodação e conforto para os pacientes e colaboradores.

“Sem dúvidas, mudou para melhor, evoluiu para os pacientes, pois a estrutura é mais ampla, aconchegante e toda climatizada. O antigo prédio era pequeno para a quantidade de pacientes atendidos diariamente, não acomodava a todos e muitas pessoas tinham que ficar do lado de fora do Ambulatório. Com relação ao nosso trabalho como colaborador, melhorou bastante também”, relata Gleice Anne.

A funcionária ressalta ainda que o setor de marcação, agora, possui uma sala exclusiva para a marcação de consultas de retorno, exames, cirurgias, internações, num ambiente mais adequado para espera dos pacientes e com senhas para cada tipo de marcação. “Antes, ficávamos num espaço reduzido, improvisado e aqui no novo temos um local apropriado”, diz.