Pesquisar
Realizar Pesquisa

Serviço de Neurocirurgia do Cirurgia realiza encontro científico nos dias 24 e 25 de março

21 de março de 2023

Referência na rede estadual de Sergipe e um dos mais completos do Brasil, o Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Cirurgia (HC) realizará, nesta sexta-feira e sábado, 24 e 25, o “Encontro Científico do Serviço de Neurocirurgia do HC”. O evento acontecerá no Hotel Del Canto, tendo como público-alvo principal neurocirurgiões, médicos residentes, além de estudantes de Medicina e demais profissionais da saúde interessados na área. Confira abaixo a programação completa e site para inscrição.

O evento contará ao longo de dois dias com palestrantes de vários lugares do Brasil (Minas Gerais, São Paulo, Acre, Ceará, Paraíba, Pernambuco), como o presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, Dr. Marcos Wagner Porto, e o coordenador do Departamento de Oncologia da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Dr. Marcos Antonio Martins; bem como palestras internacionais online.

“Este ano de 2023 marca os 15 anos do retorno do Serviço de Neurocirurgia do Cirurgia e os 10 anos da Residência Médica em Neurocirurgia do HC. Por isso, decidimos celebrar estas datas especiais com um Encontro Científico. Será um momento muito enriquecedor, com a participação de palestrantes vindos de várias partes do país, e, inclusive, ex-residentes do HC. Além do mais, será uma ocasião para brindarmos o momento de pujança e de reposicionamento no mercado que o Cirurgia vive. Hoje, o hospital é referência na saúde do Estado”, afirma o Coordenador do Serviço de Neurocirurgia do HC, Dr. Augusto Esmeraldo.

REESTRUTURAÇÃO

Com uma equipe formada pelos melhores neurocirurgiões de Sergipe, divididos em especialidades que trabalham tumores cerebrais, aneurismas, coluna, dor, funcional, epilepsia, base de crânio e endoscopia pediátrica, o Cirurgia é um dos hospitais do Brasil que mais realiza procedimentos neurocirúrgicos e é a única instituição de saúde de Sergipe que oferece Programa de Residência Médica em Neurocirurgia, credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

“O Serviço de Neurocirurgia do Cirurgia existe desde o início da década de 1970. Em 2008, retornamos o serviço após ficar parado por anos. De lá para cá, são 15 anos de muito trabalho e reestruturação. Em 2013, conseguimos credenciá-lo na Residência Médica. Trata-se da primeira e única do Estado na área de Neurocirurgia e uma das mais completas do Brasil, em termos de estrutura física, qualidade docente e número de cirurgias. Somos um grande polo de estudo e treinamento”, destaca o neurocirurgião e diretor técnico do Cirurgia, Dr. Rilton Morais.

PRODUTIVIDADE DO SERVIÇO

Juntamente com os hospitais conveniados ao Programa de Residência de Neuro – Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes –, o Serviço de Neurocirurgia realizou, em 2022, 1.311 procedimentos cirúrgicos. “É um serviço muito importante para sociedade e hoje temos uma divulgação a nível nacional e, até mesmo, internacional, com publicação de trabalhos científicos, apresentação de palestras em congresso”, finaliza Dr. Augusto Esmeraldo.

INSCRIÇÕES

Os interessados em participar devem realizar inscrição, de forma gratuita, acessando este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIEdvsHl04nPhy0rxfucvCjZiZliuOFzEDWkYWU74ISCalnw/viewform

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

24 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

18h – Coquetel de abertura

19h – Palestra “O Hospital de Cirurgia e a Neurocirurgia de Sergipe” – Rilton Morais, diretor técnico do Hospital de Cirurgia, preceptor da Residência Médica em Neurocirurgia do HC e coordenador da Neurocirurgia Pediátrica do Huse. Aracaju/SE.

20h – Palestra “Avanços na Cirurgia Endoscópica Endonasal para base de crânio anterior” – Arthur Maynart, preceptor da Residência Médica em Neurocirurgia do HC e professor de Neurocirurgia da UFS. Aracaju/SE.

20:20 – Palestra “Estimulação Cerebral Profunda em Doença de Parkinson: Quem? Quando? Onde?” – Jorge Dornellys, Residência Médica em Neurocirurgia HC, especialista em Neurocirurgia Funcional pela USP, preceptor da Residência Médica em Neurocirurgia do HC. Aracaju/SE.

20:40 – Palestra “Sementes sobre a evolução do aprendizado em Neurociências” – Alan Chester, neurologista, membro titular da ABNeuro, presidente do Capítulo Sergipano da Academia Brasileira de Neurologia, preceptor da Residência Médica de Neurocirurgia do HC. Aracaju/SE

21:00 – Palestra “Esclerose Mesial Temporal: Do Diagnóstico ao Tratamento” – Renato Viana, preceptor da Residência Médica de Neurocirurgia do HC. Aracaju/SE.

 

25 DE MARÇO (SÁBADO)

MANHÃ

08:00 – Palestra “Avanços no manejo da hemorragia intracraniana: HSA e HIP” – Dr. Caio Lopes, neurocirurgião pelo Hospital de Cirurgia, preceptor da Residência de Neurocirurgia do HC, coordenador do Serviço de Neurocirurgia do Huse. Aracaju/SE.

08:20 – Palestra “Neuropatia de Charcot secundária a siringomielia” – Cícero Lima, neurocirurgião pelo Hospital de Cirurgia, neurocirurgião do Hospital Regional do Cariri, Hospital São Camilo, em Crato/CE, e Hospital da Univasf/EBSERH. Petrolina/PE.

08:40 – Palestra “Diferenças culturais e demográficas no tratamento da neurocirurgia no Norte do País” Luan Messias, neurocirurgião pelo Hospital de Cirurgia. Rio Branco/AC.

09:00 – Palestra “Reprodutibilidade da Técnica de Goel para as doenças da Junção crânio-cervical” – Fábio Santana, coordenador do Serviço de Neurocirurgia do Hospital SOCOR.

09:20 – Palestra “Abordagem das Patologias da Coluna Cervical Subaxial”Marcos Wagner, neurocirurgião do Hospital Antônio Targino, Campina Grande/PB, presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia.

09:40 – Intervalo

10:00 Palestra “Estimulação medular – O que há de novo?” – Dr. Ricardo Iglesio, médico assistente do Grupo de Neurocirurgia Funcional do HCFMUSP, São Paulo/SP. (videoconferência).

10:30 – Palestra “Balanço Sagital” – Fernando Rolemberg Dantas, Serviço de Neurocirurgia Hospital Biocor/Rede D’Or São Luiz. Belo Horizonte/MG.

11:00 – Palestra “Espasticidade no Adulto: opções de tratamento”Bernardo de Mônaco, neurocirurgião funcional na CDF/SP, clinical Fellow – Jackson Memorial Hospital/University of Miami (videoconferência).

TARDE

14:00 – Palestra “Awake Neurosurgery in multilingual patients: Broca and Wernicke are dead” – Jesús Martins Fernandez, neurocirurgião e neurocientista, fellowship em Awake Surgery, Montpellier/França (videoconferência).

15:00 – Discussão

15:20 – Palestra “Controvérsias no Manejo dos Gliomas de Alto Grau”Marcos Antônio M. Santos Jr., coordenador do Serviço de Neurocirurgia do Centro Oncológico da Santa Casa de Alfenas/MG.

15:40 – Palestra “Manejo das Metástases Cerebrais”Roger Rotta, coordenador da Residência Médica de Neurocirurgia Hospital DASA/Santa Paula. São Paulo/SP.

16:00 – Palestra “Papel da Fonoaudiologia no Pós-Operatório Neurocirúrgico” – Ingrid Mesquita, coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do HC.

16:20 – Palestra “Tratamento Minimamente Invasivo da Dor Oncológica”Marcos Paulo, neurocirurgião pelo Hospital de Cirurgia, pós-graduado em Intervenção em Dor, CETRUS/SP, membro titular da SBN, preceptor da Residência Médica em Neurocirurgia do HC.

Intervalo

17:00 – Palestra “Neuroimagem – Aplicação na prática cirúrgica e intensiva”Breno Guedes, neurocirurgião, ex-residente do Hospital de Cirurgia (videoconferência).

17:20 – “Manejo da espondilodiscite” – Ricardo Motta, preceptor da Residência Médica de Neurocirurgia HC. Aracaju/SE.

18:00 – “Gliomas de Baixo Grau – Uma abordagem à la carte” – Augusto Esmeraldo, coordenador de Serviço de Neurocirurgia e supervisor da Residência Médica em Neurocirurgia do HC. Aracaju/SE.

Discussão

Encerramento

Postado em Sem categoria