Em funcionamento há mais de 70 anos, Serviço de Odontologia do Cirurgia é um dos mais completos de Sergipe

15 de março de 2023

Recentemente, o Serviço de Odontologia passou a ter um raio-X odontológico portátil

Verdadeiro complexo hospitalar e referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe, o Hospital de Cirurgia disponibiliza aos seus pacientes ambulatoriais e internados o Serviço de Odontologia há mais de 70 anos, dividido em dois segmentos – Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais e Odontologia Hospitalar –, além de oferecer Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva aos cirurgiões-dentistas.

O número de assistências odontológicas hospitalares vem aumentando no Cirurgia. Ao longo de 2022, o Cirurgia fez um total de 4.092 atendimentos em pacientes internados e ambulatoriais, sendo 1.545 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), 1.118 nas alas de enfermaria e 1.429 no ambulatório. Com relação à Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, foram 56 procedimentos cirúrgicos e 1.139 atendimentos ambulatoriais.

Raio-x portátil

Em constante evolução, recentemente, o Serviço de Odontologia do Cirurgia passou a ter um raio-X odontológico portátil. A Radiologia tem um papel fundamental na Odontologia e o aparelho chega para proporcionar aos pacientes internados no hospital um atendimento mais ágil e eficiente, possibilitando aos dentistas diagnósticos que nem sempre eram possíveis obter através do exame clínico.

“A aquisição do aparelho representa um enorme ganho em termos de assistência aos pacientes que estão restritos aos leitos de nossas UTIs e enfermarias, uma vez que irá permitir a nossa equipe diagnósticos e tratamentos mais precisos e eficazes”, reforça o chefe de Serviço de Odontologia do Cirurgia, Dr. Carlos Humberto Oliveira.

Bucomaxilofacial, preceptor e um dos fundadores do Programa de Residência Integrada em Terapia Intensiva – Adulto, Dr. José Augusto Santos explica as vantagens do raio-x portátil para a formulação de diagnósticos. “Com o aparelho, conseguimos identificar a presença de cárie oculta, perdas ósseas, fraturas de dentes, lesões que envolvem as raízes dos dentes. Todas essas alterações ocorrem com certa frequência no paciente hospitalizado”, informa.

Coordenador do Programa de Residência Integrada em Terapia Intensiva – Adulto do Cirurgia, o cirurgião-dentista Dr. Ismário Meneses comemorou a chegada do raio-x. “Foi com muita alegria que recebi a notícia da aquisição do aparelho. É um equipamento sonhado há alguns anos e, graças ao compromisso e atenção da atual gestão do HC com os diversos serviços e especialidades ofertados nessa instituição, conseguimos mais essa conquista”, afirma.

Serviço completo

O Serviço de Odontologia do Cirurgia é um dos mais completos do Estado. “Nenhum hospital tem uma estrutura tão completa quanto o nosso, que conta com profissionais habilitados em Odontologia Hospitalar e cirurgiões bucomaxilofaciais, e, agora, ficou mais completo ainda com a chegada do nosso raio-x portátil”, destaca Dr. José Augusto.

Tendo como patrono Dr. João Garcez – pioneiro da Odontologia no HC e em Sergipe –, o Serviço de Odontologia do Cirurgia presta assistência integral e diária a todos os pacientes internados nas UTIs, com a finalidade de manter a saúde bucal a mais adequada possível. “Fazemos a prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica que é a mais prevalente infecção nas unidades de terapia intensiva e são provocadas por microrganismos da cavidade bucal”, informa o Dr. José Augusto.

O Serviço de Odontologia, além das UTIs, realiza atendimento aos pacientes das enfermarias por demanda. “Através da busca ativa são feitos diagnósticos e tratamentos de lesões da cavidade bucal e de todo o complexo maxilar dos pacientes. Também fazemos adequações bucais de pacientes em tratamento oncológico e dos renais crônicos em terapia renal substitutiva”, complementa Dr. José Augusto.

Cirurgias Cardíacas

O cirurgião-dentista com habilitação hospitalar tem um papel fundamental na preparação dos pacientes que são submetidos à cirurgia cardíaca. “Os pacientes cardíacos, obrigatoriamente, passam por uma avaliação e preparação prévia da cavidade bucal, quer seja no leito ou em nosso ambulatório. Isso tem um grande significado na redução de complicações pós-cirúrgicas, como a frequência de endocardite infecciosa, que leva a um aumento do tempo de internação, custos hospitalares e aumento do número de óbito”, relata o Dr. José Augusto.

Bucomaxilofacial

Composto por cinco cirurgiões, o segmento Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do HC também tem função importante para o SUS, ao fazer procedimentos cirúrgicos de dentes inclusos, trauma, tumores e outras afecções cirúrgicas do complexo maxilomandibular, tanto no centro cirúrgico quanto em ambulatório. “Nosso serviço é uma referência no Estado e somos retaguarda da especialidade para o Hospital de Urgência de Sergipe, o Huse”, ressalta Dr. José Augusto.

Ações ambulatoriais

Além das atividades nas UTIs, enfermarias e centro-cirúrgico, o Serviço de Odontologia do Cirurgia presta assistência aos pacientes no ambulatório – com consultórios totalmente equipados – para o atendimento a pacientes com comprometimentos sistêmicos (cardiopatias, nefropatias, neoplasias, e outras patologias) e realização de cirurgias orais menores.

O ambulatório bucal também atende pacientes internados em enfermarias do Cirurgia – que têm condições de se deslocar até o espaço –, de acordo com o plano de cuidado multidisciplinar, com a finalidade de promover a reabilitação da saúde com qualidade e segurança.

“É o Hospital de Cirurgia seguindo sua natureza de estar sempre na vanguarda e empenhado em dar o melhor em termos de assistência ao nosso paciente. Enquanto odontólogos nos sentimos privilegiados em ter o melhor para oferecer ao nosso paciente”, finaliza Dr. Carlos Humberto.