Hospital de Cirurgia recebe visita de ministro da saúde nesta quinta-feira, 3

3 de novembro de 2022

O Hospital de Cirurgia recebeu na tarde desta quinta-feira, 3, a visita do ministro de saúde, o cardiologista Marcelo Queiroga, – acompanhado de várias autoridades do Estado de Sergipe – que conheceu de perto a reestruturação administrativa e assistencial que a instituição hospitalar vem passando nos últimos quatro anos, através da gestão da Intervenção Judicial, beneficiando inúmeros pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O ministro foi recepcionado pela interventora judicial do Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães, o presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Beneficência do Hospital, Dr. Luciano Passos; Dr. José Teles de Mendonça, conselheiro e percursor da Cardiologia no HC e em Sergipe; membros da Diretoria da instituição hospitalar; e chefes de serviço médicos – como Dr. Luiz Flávio Prado (Cardiologia), Dr. Roberto Cardoso (Cirurgia Cardíaca), Dr. Eduardo Ferreira (Hemodinâmica), Dr. Paulo Salotti (Ortopedia); Dr. Carlos Humberto (Bucomaxilofacial); Dr. Mariela Cometki (infectologista).

Durante a visita, Marcelo Queiroga se inteirou mais sobre os serviços disponibilizados pelo Cirurgia, que é um hospital filantrópico atuante em procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, sendo referência em várias áreas no âmbito da Rede Estadual de Saúde, como a Cirurgia Cardiovascular, Cardiologia, Traumatologia, Ortopedia, Oncologia e Neurocirurgia.

O ministro e sua comitiva também percorreram vários setores do Cirurgia: alas de internamento (enfermarias e UTIs); Serviço de Hemodinâmica – o hospital é o único estabelecimento de saúde do Estado certificado pelo Ministério da Saúde para prestar atendimento a pacientes com infarto; e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que disponibiliza consultas clínicas e cirúrgicas, exames, procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia.

NÍVEL A NO QUALISUS CARDIO
Atualmente, o Cirurgia é destaque no ranking nacional do SUS em realização de procedimentos do sistema cardiovascular, sendo classificado como “Nível A” no Programa de Qualidade na Cardiologia – QualiSUS Cardio do Ministério da Saúde. Marcelo Queiroga, que já conhecia o hospital, destacou a relevância da unidade hospitalar.

“O Hospital de Cirurgia é uma das referências em atenção especializada na saúde, notadamente na alta complexidade cardiovascular e oncológica; e foi fortalecido durante a pandemia da Covid-19, com a ampliação de sua capacidade assistencial, terapia intensiva, estruturação do serviço de alta complexidade. Pude ver que o sonho do doutor Augusto Leite permanece vivo para trazer esperança para a população de Aracaju e do nosso querido Estado de Sergipe”, declarou o ministro da saúde, após percorrer o hospital.

Márcia Guimarães agradeceu a visita de Marcelo Queiroga ao Cirurgia e ressaltou o processo de transformação que a unidade hospitalar passou nos últimos anos. “Hoje, o HC é uma referência na saúde em Sergipe, no Nordeste e quiçá no Brasil na linha cardiológica”, frisou.

“O ministro da saúde, que também é cardiologista intervencionista, sabe como ninguém. Hoje somos nível A no Programa QualiSUS Cardio, pois realizamos um elenco grande de procedimentos, com a mesma qualidade que outros grandes centros de ponta”, ressaltou a interventora judicial.

“No final de 2018, iniciamos o processo de reestruturação do hospital, focado na gestão e melhoria da qualidade da assistência à população. Desde então, não temos parado. Cada dia mais, aumentamos os nossos procedimentos. A gente vê que, realmente, estamos cumprindo a nossa missão. O nosso projeto de reestruturação foi colocado em prática, o hospital reagiu, tem correspondido. Isso só foi possível graças a todos os nossos colaboradores, desde a ponta até a base”, relembrou Márcia Guimarães.

Presenças de autoridades
Participaram também da visita o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; deputado estadual (vice-governador eleito) Zezinho Sobral; deputado federal (senador eleito) Laércio Oliveira; secretária de Estado da Saúde (representando o governador Belivaldo Chagas), Mércia Feitosa; superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Tiago Rangel; secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza; presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo; deputado estadual (deputado federal eleito) Rodrigo Valadares; deputada federal eleita Yandra Barreto; entre outras autoridades.