Setembro Vermelho: Hospital de Cirurgia inicia série sobre história e pioneirismo do seu Serviço de Cardiologia

5 de setembro de 2022

Primeira cirurgia cardíaca, primeiro implante de marca-passo, primeiro Laboratório de Hemodinâmica, primeira Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular e Cardiologia, primeiro transplante cardíaco da Região Norte/Nordeste do Brasil, primeiro tratamento com Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO).

Ao longo de 96 anos de existência, Hospital de Cirurgia – maior instituição hospitalar filantrópica de Sergipe – carrega consigo o pioneirismo na área da Cardiologia e escreveu e escreve seu nome na história da medicina sergipana, sempre prezando por uma assistência de qualidade para a população.

Para contar toda este legado, o Cirurgia iniciou neste Setembro Vermelho – mês dedicado aos cuidados com a saúde cardíaca – a série “Hospital de Cirurgia e o Coração dos Sergipanos”, dividida em sete capítulos, que irão apresentar mais sobre a história de pioneirismo, cirurgia cardíaca, Serviço de Hemodinâmica, Unidade Vascular Avançada (que atende pacientes com infarto), consultas e exames, linhas de cuidados e residência médica.

Divulgado nesta sexta-feira, 2, o primeiro capítulo da série relata os fatos históricos da Cardiologia do Cirurgia, com depoimentos do cirurgião cardiovascular Dr. José Teles de Mendonça, que liderou muitos dos pioneirismos, do atual chefe do Serviço de Cardiologia do hospital, o cardiologista Dr. Luiz Flávio Prado, e do diretor técnico da instituição hospitalar, Dr. Rilton Morais.

Postado em Novidades, Saúde