NEP do Hospital de Cirurgia implementa ciclo de treinamentos In Loco

26 de julho de 2019

Com o objetivo de fortalecer a educação continuada dos colaboradores, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Cirurgia está realizando ciclo de treinamentos in loco nas unidades do Hospital, garantindo assim a evolução dos profissionais e a melhoria contínua da assistência aos pacientes, com otimização do tempo na rotina de trabalho.

Os temas do primeiro ciclo realizado pelas profissionais do NEP foram as metas de segurança do paciente, com foco na higienização das mãos, além da abordagem sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Com explanação e dinâmicas, os profissionais puderam esclarecer dúvidas e aperfeiçoar os conhecimentos.

A aceitação das ações está sendo positiva e o NEP vem recebendo elogios dos profissionais que já participaram dos treinamentos. Confira os depoimentos:

“Eu acho essa ação importante para a educação do profissional, porque pelo tempo que estamos na área precisamos ficar nos atualizando sempre. Aqui mesmo no setor nunca tive treinamento e acho ótimo porque só temos a ganhar com isso, e os pacientes principalmente. (Elisângela de Santana, Técnica de Enfermagem da Ortopedia I)

“Achei muito importante para a conscientização das equipes, porque levaremos para a vida esse conhecimento. Levar treinamentos para todas as unidades do Hospital é tão importante quanto todas as atividades inerentes ao CME, desde a recebimento à lavagem, preparo, esterilização, armazenamento e destino final: o paciente. Temos esse dever de oferecer um serviço de qualidade, obrigada por terem me dado essa oportunidade. (Eliane Titiane Andrade, Auxiliar de Enfermagem do CME)

“Foi muito boa a ideia de chegar aqui no nosso horário de trabalho, sem que precisemos sair, até porque é aqui que praticamos, no nosso setor nos sentimos mais confortáveis para aprender e executar. A dinâmica prática foi um aprendizado muito bom, percebi que precisamos melhorar e aprender o passo a passo da lavagem das mãos com atenção.” (Bárbara Correia, Técnica de Enfermagem da Ortopedia II)

“Eu estou achando muito vantajoso porque a equipe está aderindo mais ao treinamento in loco, pois não precisa sair do setor durante as atribuições. Acho que o aprendizado e o aproveitamento estão sendo melhores.” (Aline Abreu, Gerente de Enfermagem)