Hospital de Cirurgia apresenta protocolo do time de resposta rápida

20 de setembro de 2019

Foi apresentado hoje, 20 de setembro, o protocolo da implantação do Time de Resposta Rápida do Hospital de Cirurgia, desenvolvido pelas Residentes de Clínica Médica Mayra Pereira e Cássia Ferreira, sob a orientação do coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Cirurgia, Dr. Luiz Flávio Prado e do Dr. André Luiz Veiga.

O Time de Resposta Rápida é um protocolo de assistência hospitalar que está sendo implantado no Hospital de Cirurgia para melhorar a assistência dos pacientes que estão nas unidades de internamento fora da UTI. Essa sistemática de atendimento visa identificar precocemente a gravidade dos pacientes que apresentarem qualquer complicação na enfermaria, garantindo profissionais preparados para atender com prontidão a qualquer hora.

Segundo o Dr. Luiz Flávio, os benefícios desse protocolo são muitos. “Isso gera uma melhor assistência na enfermaria e mais segurança para o paciente. Além disso, causa redução da mortalidade, pois trata a gravidade do paciente antes de piorar. Com isso, reduz a necessidade de transferi-lo para a UTI e também o tempo de internamento. Consequentemente, vai haver mais leitos de UTI disponíveis para retaguarda de cirurgias, diminuindo assim as suspensões de procedimentos. Ou seja, esse protocolo impacta todo o Hospital”, explica.

As equipes, compostas por um médico, um enfermeiro, um fisioterapeuta e dois técnicos de enfermagem, serão treinadas dentro de um cronograma em outubro e a implantação está programada para ser efetivada a partir de novembro.