Hospital de Cirurgia reúne colaboradores em simpósio que reforça compromisso com cuidado com os pacientes
- ascom097
- há 3 dias
- 2 min de leitura
O Museu da Gente Sergipana foi palco, nesta quinta-feira, 4, do IV Simpósio da Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital de Cirurgia, idealizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pelo Escritório da Qualidade da instituição hospitalar. Com o tema “Mais que processos e tecnologia, o compromisso com a nossa gente”, o encontro reuniu profissionais de saúde de várias áreas do hospital para refletir sobre práticas assistenciais, governança clínica e estratégias que fortalecem uma cultura segura de cuidado.
Presente na abertura do simpósio, a interventora judicial do Hospital de Cirurgia, enfermeira Márcia Guimarães, celebrou a participação ativa dos colaboradores e a relevância de fortalecer uma cultura que coloca o paciente no centro de tudo.
“Este simpósio é um momento muito importante para o Cirurgia, pois reafirma o nosso compromisso com cuidado cada vez mais seguro, humano e de excelência. O tema do simpósio traduz o que nos move todos os dias, pessoas cuidando de pessoas. É um orgulho ver tantos profissionais reunidos dispostos a aprender, compartilhar e fortalecer uma cultura que coloca o paciente no centro do cuidado”, destacou.
Para a enfermeira Elizayne Ciriaco, coordenadora do Escritório de Qualidade, o simpósio amplia a visão dos profissionais e reforça o engajamento das equipes. “Esse evento tem como objetivo fortalecer a cultura de qualidade e segurança na nossa instituição, com a programação repleta de assuntos relacionados as essas áreas, com diversos profissionais da equipe multidisciplinar realizando mesas redondas de discussão e também fortalecendo a importância do envolvimento do paciente e da família no cuidado”, declarou.
O enfermeiro Thauan Clint, coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente, ressaltou as temáticas abordadas nas palestras e mesas redondas do evento: “Falamos sobre o ESG nos hospitais brasileiros, planejamento estratégico, interação entre o Núcleo de Segurança do Paciente, Escritório da Qualidade e Núcleo de Educação Permanente e a excelente interação entre a Governança Clínica e a Farmácia Clínica, promovendo o cuidado e a segurança do paciente”.
Troca de conhecimento e conexões
Entre os participantes do simpósio, a enfermeira Maria José Oliveira relatou a importância do simpósio em sua vida profissional e como a qualificação contínua é um investimento diário do HC: “Cada vez mais, para mim, fica mais claro o quanto esse evento é importante, o quanto une e o quanto é o ápice de tudo que a gente faz no hospital. Um dos assuntos pontuados foi justamente sobre a importância da educação permanente para o hospital, para que a gente ofereça uma assistência de qualidade para os pacientes. Essa educação não é feita só uma vez ao ano nesses eventos, é feita diariamente com todos os profissionais do hospital”.
A enfermeira destacou também que o simpósio é uma oportunidade de ampliar conexões e parcerias. “Aqui temos a oportunidade tanto de aprender, de escutar pessoas de renome em suas respectivas áreas, quanto de trocar conhecimento. Conseguimos fazer network com os próprios colegas de trabalho do hospital e com pessoas externas também à instituição, disse.







































