O Hospital de Cirurgia (HC) realizou a aula inaugural dos programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional, na última quinta-feira, 6, marcando o início da formação de 44 novos residentes em 2025. Entre as novidades deste ano está a criação do Programa de Residência Médica em Urologia e a ampliação do número de vagas para Cardiologia e Cirurgia Vascular.
Expansão dos programas
Com a oferta de dez programas de Residência Médica e um de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, o Cirurgia é uma das principais instituições de saúde na oferta de qualificação para profissionais da saúde, promovendo um aprendizado prático e de excelência. Em 2025, além do novo programa de Residência Médica em Urologia, o HC expandiu as vagas em Cardiologia de 4 para 6 e Vascular de 2 para 3.
Ao todo, para as novas turmas de 2025, o HC ofertou 36 vagas para médicos: Cardiologia (6); Cardiovascular (1); Cirurgia Geral (5) Cirurgia Vascular (3); Clínica Médica (10); Medicina Intensiva (4); Neurocirurgia (2); Ortopedia e Traumatologia (2); Psiquiatria (2); e Urologia (1). E oito para multiprofissionais: Enfermagem (3); Fisioterapia (2); Odontologia (3).
“Os Programas de Residência oferecidos pelo Cirurgia têm um impacto significativo na formação de novos profissionais da saúde, pois proporciona um ambiente de aprendizado prático, especializado e com tecnologia de ponta para que os profissionais tenham uma experiência de excelência sob a supervisão de preceptores especialistas experientes”, destaca a gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Wanessa Lordêlo.
Expectativas dos residentes
Entre os novos residentes está o odontólogo Felipe Luiz, que fará Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva. Ele explica porque decidiu se qualificar no Cirurgia. “Escolhi este programa de residência por ter ouvido falar muito bem do hospital e por ver as melhorias que vêm acontecendo na instituição nos últimos anos, todas as reformas e inaugurações de novas alas, o alto padrão que o hospital vem alcançando de cuidado com os pacientes e de capacitação. Para coroar a decisão, soube que foi Acreditado recentemente, algo que só fez confirmar que esta instituição, realmente, tem o potencial de aprimorar e me trazer crescimento profissional”, elenca.
Felipe Luiz nutre grandes perspectivas em torno do aprendizado que terá ao longo dos dois anos da Residência Multi. “As minhas expectativas com esse programa de residência são de conquistar o máximo de conhecimento em UTI, enfermaria do paciente acamado, em ventilação mecânica, assim como o manejo de pacientes, porque é algo que a gente não tem na universidade”, informa.
Aluno do Programa de Residência Médica de Terapia Intensiva, o médico Daniel de Paula Sobreira é outro residente que destaca a qualidade do HC. E ele tem propriedade para falar sobre o assunto. Há um ano, trabalha na equipe de Time de Resposta Rápida – TRR – da unidade hospitalar.
“É uma honra fazer parte deste hospital fantástico, reconhecido pela excelência e pelo compromisso com a qualidade no atendimento. Diariamente, tenho a oportunidade de aprender com profissionais de extrema competência, cujo conhecimento e dedicação inspiram meu crescimento profissional. Agradeço ao Cirurgia por proporcionar um ambiente de aprendizado e aprimoramento contínuo. Estou comprometido em retribuir essa oportunidade com dedicação e excelência”, conta Daniel de Paula.
Referência em saúde
Diretor técnico do HC, o neurocirurgião Dr. Rilton Morais – que faz parte do corpo docente da Residência de Neurocirurgia – esteve presente na aula inaugural e palestrou para os novos residentes. “O Hospital de Cirurgia em quase 100 anos de existência tem grande legado na saúde sergipana. Somos referência em média e alta complexidade para assistência aos pacientes SUS e também somos referência na formação de profissionais da saúde. Temos uma equipe de docentes dedicados e qualificados que capacitam os residentes para os desafios da prática diária", afirma.
Comments