top of page
DÚVIDAS FREQUENTES

DÚVIDAS FREQUENTES

 

1)    Quais são os serviços prestados pelo Hospital de Cirurgia?

Realizamos cirurgias, consultas e exames de média e alta complexidade; e oferecemos Residência Médica e Multiprofissional. Atuamos, sobretudo, com serviços terciários de referência para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

2)    O Hospital de Cirurgia é uma instituição pública?

Não. Somos uma instituição filantrópica de direito privado, mantida pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC). Não temos fins lucrativos e destinamos a maior parte de nossa capacidade de atendimento para pacientes assistidos pelo SUS.

 

3)    O que é a Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC)?

É a fundação responsável por administrar o Hospital de Cirurgia e definir o seu planejamento estratégico e direcionamentos, através dos Conselhos Deliberativo e Curador. Clique aqui e saiba mais sobre a história de nossa instituição.  

 

4)    Além do SUS, o Hospital de Cirurgia atende plano de saúde?

Atualmente, nosso internamento também atende pacientes advindos através do Ipesaúde.

 

5)    O hospital presta atendimento particular?

Realizamos atendimento particular somente para exames.

 

6)    O Hospital possui atendimento pediátrico?

Não.

 

7)    Hospital de Cirurgia tem urgência (pronto socorro)?

Não temos pronto socorri para atendimentos de urgência. Para alguns casos específicos e regulados temos porta de entrada. 

 

8)    Como agendar consulta e exame pelo SUS? 

  • Consultas de 1ª vez no Ambulatório são marcadas na Unidade Básica de Saúde mais próxima de seu município. 

  • Consultas de retorno ambulatorial são agendadas, presencialmente, no próprio Ambulatório Geral.

  • Consultas de 1° retorno cirúrgico são agendadas no momento da alta hospitalar do paciente pela equipe do hospital.

  • As marcações de exames de pacientes do Ambulatório são realizadas no próprio Ambulatório e autorizadas pelo Complexo Regulatório de Sergipe. Após a autorização, o hospital entra em contato com o paciente. O paciente também deve acompanhar a liberação no posto de saúde, portando cartão SUS.

 

9)    Como marcar uma cirurgia no Hospital de Cirurgia?

 

  • O primeiro passo é a solicitação de consulta ambulatorial, isso é feito pela unidade básica de saúde nos municípios, que informam ao paciente quando o atendimento com o cirurgião estiver agendado, comunicando o local e data que deverá comparecer em consulta ambulatorial;

  •  Em consulta no ambulatório do hospital cirurgia, o cirurgião irá solicitar os exames pré operatórios e se confirmar a indicação de cirurgia irá preencher o laudo de Autorização para Internação Hospitalar (AIH) - Esta fase pode necessitar de mais de uma consulta.

  •  Em posse do documento Autorização para Internação Hospitalar (AIH),  documentos pessoais e exames, o paciente será encaminhado para o setor de marcação do Hospital de Cirurgia, e o nosso colaborador irá cadastrar a solicitação de cirurgia no Sistema de Informação Estadual;

  • Equipe de perícia do estado irá analisar a solicitação cadastrada e documentação anexa, passando o status da guia de pendente para periciada; 

  • A Central de Regulação de Serviços Hospitalares (CRSH) do estado recebe a solicitação periciada, e conforme lista de espera irá autorizar o agendamento do procedimento, passando a condição da guia de periciada para regulada; 

  • O Núcleo Interno de Regulação do Hospital de Cirurgia recebe a regulação deste procedimento e entra em contato com o respectivo paciente para agendamento de pré internamento e cirurgia. Vale ressaltar que é extremamente importante que os números cadastrados no sistema SUS estejam atualizados, tornando efetivo o contato telefônico. 

10) Quais documentos necessários para o agendamento de exames e cirurgias pelo SUS?

Os documentos necessários são RG, cartão do SUS, comprovante de residência atualizado (últimos 90 dias) e solicitação médica do procedimento. No caso de operação cirúrgica, exames prévios de acordo com cada procedimento.

 

11)   Como posso receber o resultado do meu exame realizado no hospital?

No ato da realização do exame, o paciente é informado da data em que o resultado estará disponível. O setor de entrega do resultado de exames de imagem fica localizado pela entrada do hospital da Rua Permínio de Souza e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Já o resultado de exames laboratoriais é entregue no Laboratório (entrada da Rua Permínio de Souza) de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

 

12) Como devo proceder para transferir um paciente para o Hospital de Cirurgia?

  • A solicitação da transferência é feita pela unidade em que o paciente está internado à Central de Regulação de Leitos (CRL) 

  • A Central de Regulação de Leitos (CRL)  avalia a solicitação e envia para unidade prestadora com capacidade de atender as necessidades do paciente, e dentre estas unidades pode ser enviada solicitação de vaga ao Hospital de Cirurgia;

  • O Hospital de Cirurgia disponibiliza leito para a Central de Regulação de Leitos (CRL) assim que este encontra-se vago;

  • A Central de Regulação de Leitos (CRL) comunica a unidade hospitalar de origem do paciente e encaminha código autorizativo para as unidades de origem e de destino. 

  • As admissões para leito de terapia intensiva ocorrem durante todo o dia e para leito de enfermaria no período das 7h às 15h diariamente. 

 

13) Como obter informações sobre o estado de saúde de um paciente?

As informações sobre o estado de saúde do paciente obedecem a critérios de privacidade e confidencialidade. Por isso, são repassadas somente no horário de visitação por um profissional da enfermagem ou médico presente. Não passamos informações por telefone. 

 

14) Todos os pacientes têm direito a acompanhante?

Somente têm direito a acompanhante idosos (acima de 60 anos), adolescentes (menores de 18 anos) e pessoas com deficiência.

 

15) Como solicitar uma cópia de prontuário?

Para obter o prontuário médico, o paciente ou seu representante legal deve se dirigir a recepção de entrega de resultados de exames, munido de documento de identificação, para fazer a solicitação e receber todas as informações necessárias. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Contatos: (79) 2106-7339 e-mail: recepcao@hospitaldecirurgia.com.br.

 

16) Quais são as residências de saúde ofertadas pelo Hospital? 

Ofertamos 10 programas de Residência Médica e 1 programa de Residência Multiprofissional. Para mais informações sobre todas as nossas residências, clique aqui.

 

17) O Hospital de Cirurgia tem estacionamento para o público?

Não. Temos apenas uma área para embarque e desembarque de pacientes por meio de ambulâncias e carros particulares, localizada na Rua Dom Bosco.

 

18) O Hospital dispõe de um restaurante para acompanhantes?

Temos um refeitório onde é servido, gratuitamente, café da manhã (7h às 8h), almoço (13h às 14h) e jantar (18h às 19h) para acompanhantes de pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos.

 

19) Para onde enviar currículo para trabalhar no Hospital de Cirurgia?

Os interessados em enviar currículos para trabalhar no Hospital de Cirurgia devem acessar a aba Banco de Talentos deste site (clique aqui) e preencher os campos necessários. 

20) O Hospital de Cirurgia realiza missas?

No momento, o hospital realiza missa aos sábados, a partir das 16h30, na capelinha localizada no pátio da Dom Bosco.

21) Como devo proceder para fazer trabalho voluntário no hospital?

Os interessados em fazer trabalho voluntário em nosso hospital devem entrar em contato com o nosso Setor de Serviço Social, através do telefone: (79) 2106-7271.

 

22) Como faço para fazer um elogio, reclamação e sugestão?

Todas as sugestões, críticas e elogios são bem-vindos, pois ajudam a melhorar o nosso atendimento. Para isso, disponibilizamos uma Ouvidoria que funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriado). O usuário pode ligar para (79) 2106-7350 e 0800-722-7349 (ligação gratuita). E também pode enviar e-mail: ouvidoria@fbhc.org.br

DÚVIDAS:

Registre aqui sua dúvida. Assim que possível responderemos.

Obrigado(a)

bottom of page