Com II Workshop da Qualidade, Hospital de Cirurgia busca aperfeiçoamento de seus serviços de saúde

9 de novembro de 2023

Cada vez mais focado em prestar serviços de saúde eficazes e com excelência, o Hospital de Cirurgia (HC), unidade hospitalar referência em atendimento de média e alta complexidade, promoveu o II Workshop da Qualidade, nesta quarta-feira, 8, abordando a temática “Qualidade: Realizando seu potencial competitivo” através de palestras e mesa redonda.

Promovido por meio do Escritório da Qualidade do Cirurgia – setor criado em 2019 graças à gestão da Intervenção Judicial –, o workshop ocorreu com a finalidade de fortalecer a cultura de qualidade na instituição hospitalar e estimular o aprimoramento de processos internos, tendo como público-alvo colaboradores do HC. O evento também aconteceu em alusão à Semana Mundial da Qualidade. Nesta sexta-feira, 10, é celebrado o Dia Mundial da Qualidade.

“Este é a segunda edição do nosso workshop que tem como objetivo promover a conscientização dos colaboradores em relação à cultura organizacional de qualidade, para que possamos envolver todos os colaboradores do hospital para uma prestação de atendimento de excelência com foco na qualidade e na segurança do paciente”, explicou a enfermeira Elizayne Santos, gerente do Escritório da Qualidade do Cirurgia.

Salto de Qualidade e produção

Gerente do Laboratório de Patologia Clínica do HC, a farmacêutica e biomédica Maria das Graças Barros, foi uma das participantes do workshop e destacou como o foco na qualidade foi um divisor de águas no Cirurgia. “Fez com que saíssemos de uma fase onde não tínhamos credibilidade nos nossos processos internos para um patamar de processos qualificados. O hospital começou a motivar toda equipe para isso. Foi um trabalho árduo, mas que o dia a dia vem mostrando a diferença. Mostra que estamos no caminho certo. A qualidade hoje é sentida nos diversos setores do hospital”, relatou.

Maria das Graças ressalta como o Laboratório do HC expandiu a produção com a qualificação dos serviços. “Depois da implantação da Qualidade, conseguimos inserir vários indicadores importantes e isso nos qualifica em termos de excelência na produção de nossos exames. Hoje, temos uma procura muito grande. Saímos de 12 mil para 60 mil exames ano e atendemos em média 300, 400 pacientes dia, entre interno, urgência e externo”, informou.

HC como fonte de inspiração

Além de funcionários do HC, o evento contou também com a presença de convidados. Foi o caso da enfermeira Daniela Almeida, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto. “Como o Cirurgia tem um desenvolvimento muito bom em indicadores, números e processos, achei muito interessante vim assistir ao evento para pegar um pouco destes conhecimentos. O Cirurgia passou por uma fase difícil e cresceu diante das dificuldades. E nós, que somos filantrópicos, nos espelhamos em hospitais que vem dando certo. Sai muito satisfeita com o conteúdo enriquecedor do evento”, disse.

Case de sucesso

Interventora judicial do HC, a enfermeira Márcia Guimarães esteve presente no workshop. Ela destacou que a qualidade sempre foi um alvo da gestão da Intervenção Judicial e relembrou que o Cirurgia saiu de desacreditado do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), para case de sucesso.

“O HC é extremamente importante para a rede estadual de saúde, realizando as cirurgias de alta complexidade. E, em cinco anos de Intervenção, colocamos atividades para melhoria da qualidade da assistência. E, hoje, graças a todo o corpo que faz o hospital, cumprimos a nossa missão que é a busca da excelência no cuidado a todos que nos procuram. Então, este evento é um momento de concretização de ações que fazemos ao longo do nosso dia a dia”, declarou Márcia Guimarães.