Outubro Rosa 2023: Hospital de Cirurgia proporciona exames preventivos gratuitos para mais de 400 mulheres

31 de outubro de 2023

Em plena reestruturação há quase cinco anos, o Hospital de Cirurgia (HC) – referência em atendimento de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) – praticou uma série de ações alusivas ao Outubro Rosa, dedicado à prevenção e ao combate do câncer entre as mulheres. A instituição ofertou exames preventivos a 409 funcionárias, familiares de colaboradores e de pacientes oncológicas, realizou cirurgia de simetrização das mamas, além de apoiar eventos da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e do Instituto Mariana Moura.

O Cirurgia é referência em Oncologia, sendo habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A unidade hospitalar oferece consultas clínicas e cirúrgicas, exames, procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia a pacientes assistidos pelo SUS.

“CUIDANDO DE QUEM CUIDA”

Sendo referência quando o assunto é câncer e sempre atento com a saúde e bem-estar de seus colaboradores, o Cirurgia, através da gestão da Intervenção Judicial, por mais um ano, proporcionou às funcionárias do hospital exames preventivos ginecológicos e mamografia. Além do mais, a instituição expandiu a oferta gratuita de exames para familiares de todos os colaboradores (homens e mulheres) e familiares de pacientes oncológicas assistidas pela Unacon do hospital.

Alcileide Andrade, 47 anos, é funcionária do HC e foi uma das beneficiárias da campanha. “Eu gostei muito. Aproveitei para fazer exame de lâmina. A minha mãe também aproveitou a ação para fazer mamografia e lâmina. Foi uma oportunidade única, pois hoje em dia é difícil conseguir fazer lâmina até mesmo para quem tem plano de saúde particular. Eu trabalho no hospital há 21 anos e nunca vi uma ação desse tipo de beneficiar o próprio funcionário e familiares também”, relatou.

Responsável pelo atendimento ginecológico da campanha do HC, Drª. Licia Violeta, cirurgiã geral e ginecologista, chama atenção para o zelo da unidade hospitalar com os seus colaboradores. “O Cirurgia é um hospital que cuida de pacientes oncológicos e, nesta campanha, volta o seu olhar para a prevenção entre os seus funcionários. É o cuidar com quem cuida. Com estes exames, o hospital proporciona prevenção e diagnóstico precoce”, disse.

A Campanha Outubro Rosa do HC é reflexo positivo da completa reestruturação que o hospital teve com a Intervenção. “Quando assumimos a gestão do HC, o Serviço de Oncologia era um dos mais desestruturados e hoje vivemos outra realidade, oferecendo um tratamento oncológico digno e de qualidade, e podendo abraçar com todo o carinho que merece o Outubro Rosa, apoiando parceiros e oferecendo as nossas funcionárias prevenção”, ressaltou a interventora judicial do Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães.

“Neste ano, também podemos oferecer às nossas pacientes de câncer de mama e de colo do útero exames preventivos para as suas mães, irmãs, pois é comprovado cientificamente que familiares de pessoas com câncer têm, infelizmente, tendência de ter esta doença. É o HC zelando e cuidando do bem-estar de todos que fazem e passam pelo hospital”, afirmou Márcia Guimarães.

SIMETRIZAÇÃO DAS MAMAS

Ainda dentro da Campanha do Outubro Rosa, o Cirurgia realizou em pacientes em tratamento contra o câncer de mama um procedimento cirúrgico de simetrização das mamas – reconstrução que tem por objetivo deixar as duas mamas (a reconstruída e a mama sadia) o mais simétrica possível. A ação ocorreu, neste último sábado, 28, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

“Para as mulheres que puderam ser operadas é uma segunda etapa de cirurgia para completar o tratamento cirúrgico oncológico. Num primeiro momento, elas trataram o câncer, fizeram a reconstrução mamária, que é uma cirurgia complexa, e agora fizemos a simetrização das mamas, proporcionando mais estética e bem-estar, pois sabemos o quanto isso é importante para a autoestima da mulher”, explicou o cirurgião plástico Dr. Bruno Cintra, que conduziu os procedimentos cirúrgicos.

APOIO A INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Quando o assunto é a luta contra o câncer, o Cirurgia abraça a causa mesmo. Através da Unacon juntamente à Oncoradium, o HC apoiou a 9ª Corrida Outubro Rosa de Sergipe, realizada pela AMO no dia 21 de outubro, na Orla de Atalaia.

O Cirurgia também esteve presente no dia 26 de outubro no Instituto Mariana Moura – entidade socioeducativa que atende à população do bairro 17 de Março –, com o intuito de conscientizar as mulheres assistidas pela instituição. Na ocasião, o HC ofereceu exames de mamografia e ginecológicos às participantes da ação.

DIA DE CELEBRAÇÃO

Para encerrar e celebrar uma campanha tão especial como o Outubro Rosa, o Cirurgia realizou, no último sábado, 28, um DIA D com café da manhã, alongamento, massagem relaxante, ventosaterapia, acupuntura, corte de cabelo, escova, esmaltação de unhas, entre outros serviços de bem-estar.

A ação no último sábado teve ainda conscientização com palestra do rádio-oncologista Dr. Dauler de Souza. E contou também com mutirão de exames ginecológicos para funcionárias do hospital inscritas na campanha.