Dia Nacional da Doação de Órgãos: Hospital de Cirurgia se prepara para fazer transplantes

27 de setembro de 2023

Referência em alta complexidade para a Rede Estadual de Saúde, o Hospital de Cirurgia (HC) vem se preparando, por meio de qualificação profissional e ampliação de seu centro cirúrgico geral e de leitos de internamento, para iniciar transplantes de órgãos. Hoje, a unidade hospitalar já realiza captação de órgãos por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott).

“No final do ano de 2022, o Cirurgia recebeu habilitação do Ministério da Saúde para a realização de transplantes de fígado e de rim.  E, a partir daí, começamos um árduo trabalho para ampliarmos a nossa estrutura e qualificarmos ainda mais os nossos profissionais, para iniciarmos a realização dessas cirurgias”, informa o diretor técnico do Hospital de Cirurgia, Dr. Rilton Morais.

Atualmente, o Cirurgia está ampliando o centro cirúrgico geral, com a construção de quatro novas salas para a realização de cirurgias de grande porte de diversas especialidades, inclusive de transplantes. Com a expansão, o centro passará de 8 para 12 salas.

“Nós estamos construindo quatro novas salas de cirurgia com todos os equipamentos necessários e de alta qualidade. Além disso, estamos aumentando 12 leitos de internamento, dando assim condições de dedicarmos uma ala específica para paciente transplantado”, informa Dr. Rilton Morais.

Mais equipamentos e capacitação

O Cirurgia também vem buscando adquirir novos equipamentos cirúrgicos específicos para reestruturar, ainda mais, o centro cirúrgico. Recentemente, o hospital participou e venceu uma votação de edital de emendas participativas, no valor de R$ 500.000,00, que possibilitará a compra de aparelhos para o centro e contribuirá para os avanços pretendidos.

E, recentemente, a equipe da Cihdott do Cirurgia visitou na cidade de Recife, em Pernambuco, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) – considerado o maior centro de transplantes da Região Norte e Nordeste e referência no assunto – a fim de adquirir mais conhecimentos e expertise no processo de atender pacientes transplantados, tanto ambulatorial quanto hospitalar.

Captação de órgãos

Paralelo aos preparativos para o início dos transplantes, o Cirurgia é habilitado e faz captação de órgãos, através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, que foi criada em maio de 2022.

Líder da Cihdott do HC, a enfermeira Aline Abreu destaca a importância de celebrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos, neste 27 de setembro, e faz um apelo à sociedade.

“O transplante é o tratamento terapêutico que só acontece através da doação de órgãos e a sociedade precisa ter esse conhecimento sobre o processo de doação, conversar com sua família, informar que é um doador, porque a doação só acontece quando a família realiza autorização. Então, se você é um doador de órgãos e tecidos, informe a sua família e, assim, você pode ajudar outras vidas. Doe órgãos, doe vida”, afirma Aline Abreu.