Pesquisar
Realizar Pesquisa

Pela 2ª vez consecutiva, Hospital de Cirurgia alcança “Alta Conformidade” em avaliação nacional da Anvisa 

16 de maio de 2023

Em reestruturação há quase quatro anos, instituição alcançou a certificação nas práticas de segurança do paciente

O Hospital de Cirurgia foi classificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o grau de “Alta Conformidade” nas Práticas de Segurança do Paciente para hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo segundo ano consecutivo. A avaliação diz respeito às práticas feitas em 2022, referente ao ano de 2021. Este é mais um resultado significativo que a instituição hospitalar obteve desde o início da Intervenção Judicial.

A classificação com o conceito de “Alta Conformidade” significa nível entre 67% e 100% em 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 36/2013 da Anvisa. Na ocasião, o Cirurgia alcançou um percentual de 95%. Em Sergipe, além do HC, outros quatro hospitais receberam a certificação.

A avaliação acontece desde o ano de 2016 nos hospitais do Brasil, na qual é analisada a presença formal na instituição hospitalar de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), protocolos de segurança implantados, infraestrutura, materiais disponíveis, entre outros itens, por meio de documentos e dados de auditorias enviados pelas unidades hospitalares à Anvisa.

Equipes engajadas

Para conquistar a certificação, fatores como a execução das seis metas de Segurança do Paciente (identificação correta do paciente; comunicação efetiva; medicação segura; cirurgia segura; higienização das mãos; e redução dos riscos de quedas e lesão por pressão) nas áreas assistenciais e de apoio, e o comprometimento e engajamento das equipes multidisciplinares foram fundamentais no HC.

“Alguns fatores foram essenciais no HC para obter a classificação de alta conformidade nas práticas de segurança do paciente da Anvisa, como a integração das áreas assistenciais e de apoio na execução dos processos seguros padronizados, gestão participativa e engajada em uma cultura de segurança estruturada, equipes treinadas e focadas nos processos seguros e um Núcleo de Segurança do Paciente ativo e com equipe especializada”, ressalta o gerente do NSP do Cirurgia, o enfermeiro Tailson Gois.

De acordo com o gerente do NSP, a adesão de práticas seguras é um dos principais objetivos estratégicos do Plano de Segurança do Paciente do HC, sendo agora coroada com a certificação. “Trata-se de um componente essencial para a promoção de um cuidado centrado na qualidade junto aos pacientes atendidos na instituição”, reforça.

Gestão comprometida

Para a interventora judicial do Hospital de Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães, o resultado excelente do HC perante a Anvisa está diretamente ligado ao comprometimento da atual gestão do hospital, bem como das equipes que são essenciais para a alta performance. “Alcançar esse grau é muito relevante para engajarmos ainda mais as nossas equipes a terem um cuidado mais seguro e livre de danos juntos aos pacientes. É o HC promovendo processos que visam a qualificação do cuidado”, enfatizou.

Postado em Sem categoria