Hospital de Cirurgia amplia atendimento durante período junino

15 de julho de 2022

Preparado sempre para atender à população sergipana e ciente de que as situações de urgência aumentam durante os festejos juninos, o Hospital de Cirurgia ampliou o seu serviço de retaguarda durante o mês de junho de 2022. A instituição hospitalar é referência em atendimento de alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia e Oncologia.

Se comparado ao mesmo período de 2021, em junho deste ano houve um aumento de 16% na liberação de vagas para pacientes internados no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), e demais unidades hospitalares integrantes da Rede Estadual, através da Central de Regulação de Leitos (CRL) e Central de Regulação de Urgência (CRU). As especialidades que mais tiveram acréscimo foram: Cirurgia Vascular, 94%; Cardiologia, 20%; e Ortopedia, 51%.

Ao todo, durante o período junino, 330 cirurgias não eletivas foram feitas em pacientes no hospital. Estes números correspondem a um aumento de 34% em relação a junho de 2021. As especialidades que mais se destacaram foram Ortopedia com 187 cirurgias, um acréscimo de 78%, e Vascular com 66 intervenções, uma ampliação de 53%.

De domingo a domingo

“Após dois anos de pandemia intensa, Sergipe, assim como a Região Nordeste, voltou a realizar as festas juninas. Nada mais justo, depois de tanto sofrimento e agonia. Mesmo com diversos festejos ocorrendo em todos os cantos do Estado, o nosso HC não diminuiu o seu fluxo de atendimento, pelo contrário, os nossos procedimentos cirúrgicos aumentaram. O nosso centro cirúrgico funcionou, além de todos os dias da semana, nos feriados, sábados e domingos, gerando, assim, agilidade na assistência hospitalar aos pacientes”, destaca a interventora judicial do Hospital de Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães.

Cardiovascular e eletivosv

A interventora destaca ainda que o hospital manteve o seu fluxo normal de realização de procedimentos cardiovasculares: Cirurgia Cardíaca, 32; Cateterismo, 165; Angioplastia, 68; Arteriografia, 32; colocação de Marcapasso, 23; outros procedimentos realizados no Serviço de Hemodinâmica, 25, totalizando 345 pacientes assistidos.

Em junho, o Cirurgia também manteve normalmente os procedimentos cirúrgicos eletivos: Oncologia geral, 29; Urologia, 71; Ortopedia, 56; Cirurgia Geral, 35; Neurocirurgia, 23; e outras especialidades, 32, num total de 246 pacientes atendidos.

Márcia Guimarães ressalta que os números de leitos das enfermarias e das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) do Cirurgia continuaram os mesmos ao longo de junho. “Nossa solução sempre passa pela gestão de leitos e, para isso, contamos com o trabalho intenso de todos os nossos colaboradores, que de dia à noite se doam para prestar a melhor e mais eficaz assistência aos nossos pacientes, sempre pensando em sua recuperação e alta para casa”, explica.

Postado em Novidades, Saúde