Hospital de Cirurgia recebe visita da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Aracaju

29 de abril de 2022

O Hospital de Cirurgia – instituição filantrópica atuante em atendimento de média e alta complexidade – recebeu, nesta terça-feira, 19, a visita dos vereadores que compõem a Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores de Aracaju, que averiguaram a grande e moderna reestruturação administrativa, física e assistencial que a unidade hospitalar vem passando desde o início da Intervenção Judicial, em novembro de 2018.

“O que encontramos aqui é um Cirurgia em plena reestruturação, com uma mudança no conceito hospitalar, no atendimento de saúde, graças ao grupo que está dirigindo o hospital, a enfermeira Márcia, o doutor Rilton e todo o corpo técnico, que sabem que a saúde pública deve ser tratada como algo essencial e não pode ser minimizada. Saímos daqui com uma impressão muito boa, alvissareira e esperançosa. Entre todos os vereadores, fica o sentimento que é possível dar certo se as pessoas corretas estiverem nos lugares, a exemplo do Cirurgia, este patrimônio extraordinário do povo sergipano”.

A afirmação acima é do vereador Isac Silveira, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Aracaju. Além dele, os vereadores Eduardo Lima, Sheyla Galba, Linda Brasil – integrantes da comissão – e o vereador Cícero do Santa Maria participaram da visita ao Cirurgia.

O vereador Isac explicou o que motivou os membros da comissão a visitarem o Cirurgia. “A Comissão de Saúde foca em algumas diretrizes, dentre elas, a de visitar os hospitais filantrópicos, uma vez que estas instituições de saúde, de alguma forma, têm recursos oriundos do poder público. Além do mais, esta instituição fora no passado fruto de uma CPI que investigou o uso dos recursos públicos. Então, viemos aqui ver o que aconteceu no Cirurgia depois da Intervenção Judicial, que ocorreu a pedido do Ministério Público”, disse.

Secretária da Comissão de Saúde, Sheyla Galba também saiu satisfeita da visita. “Cada vez que eu venho no Cirurgia fico mais impressionada com tudo que está sendo feito aqui. Não falo só da parte estrutural, mas a parte humana, como as pessoas estão conduzindo os tratamentos não só oncológicos, mas de uma forma geral. Eu estou muito feliz de verdade e não imaginava que um dia poderia conseguir ver o Cirurgia desse jeito”, destacou.

Segundo Sheyla Galba, o diferencial do Cirurgia, atualmente, é a condução movida pelo amor. “Aqui, eu vi no coração de cada uma dessas pessoas o amor pelo próximo, o amor pela vida, o amor pela saúde e é disso que precisamos. Então, agradeço de coração, parabenizo demais, a Márcia, o doutor Rilton e a todos que compõem o Cirurgia pela grandiosidade que estão fazendo neste hospital”, afirmou.

Sob a condução da interventora do Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães, os vereadores tomaram conhecimento sobre tudo que vem sendo realizado no hospital no tocante ao número de procedimentos cirúrgicos, internamentos, atendimentos ao longo da pandemia da Covid-19, consultas ambulatoriais, exames, funcionamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) – a exemplo do tratamento de radioterapia e quimioterapia –, bem como sobre as melhorias implementadas na infraestrutura e os projetos futuros da instituição.

“Esse vigiar, colocar o pé onde existe atendimento de saúde, é muito importante tanto para a instituição como para a população, por isso agradecemos a presença dos vereadores em nosso HC. Além do mais, a parceria entre nosso hospital e os parlamentares faz a diferença para a execução do nosso plano de reestruturação”, ressaltou a interventora Márcia Guimarães.

Em seguida, conduzidos pelo diretor técnico do Cirurgia, Dr. Rilton Morais, os parlamentares andaram por vários setores da instituição (como as Unidades de Terapia Intensivas, Enfermarias, Urgência Ortopédica, Laboratório de Patologia Clínica e Agência Transfusional) e conheceram de perto as melhorias feitas na parte estrutural.