Pesquisar
Realizar Pesquisa

Dia do Neurocirurgião: Hospital de Cirurgia é referência em Neurocirurgia

13 de abril de 2022

Instituição é um dos hospitais que mais realiza neurocirurgias no Brasil e é a única de Sergipe que oferece Residência Médica na área

Pioneiro em múltiplas áreas da saúde, o Hospital de Cirurgia tem muito o que celebrar nesta quinta-feira, 14, Dia Nacional do Neurocirurgião – o Serviço de Neurocirurgia da instituição é referência em Sergipe e habilitado em alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o Cirurgia é um dos hospitais do Brasil que mais realiza procedimentos neurocirúrgicos e é a única instituição de saúde de Sergipe que oferece Programa de Residência Médica em Neurocirurgia, credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), sendo um grande polo de estudo e treinamento.

“O Cirurgia foi o responsável pela criação do primeiro Serviço de Neurocirurgia em Sergipe na década de 70. De lá para cá, tivemos altos e baixos. Contudo, após ficarmos parados por 10 anos, em 2008, retomamos o serviço e, além do mais, no ano de 2012, criamos a nossa Residência em Neurocirurgia. Daí em diante, estamos crescendo cada vez mais, conforme mostram os nossos números”, afirma o neurocirurgião Dr. Rilton Morais, diretor técnico do Hospital de Cirurgia.

AUMENTO DAS CIRURGIAS

Nos últimos oito anos, o Cirurgia teve um crescimento de quase 100% quando o assunto é a realização de procedimentos neurocirúrgicos. Em 2021, 944 pacientes foram operados pela equipe de neurocirurgiões do hospital, já, em 2014, 488 pessoas passaram por neurocirurgia.

“Por isso, podemos dizer que o Cirurgia hoje é um dos melhores centros de neurocirurgia do Brasil. Para se ter uma ideia, somos um dos hospitais que mais opera tumores cerebrais no país, em 2021 foram 148 procedimentos realizados, competindo com grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro”, ressalta Dr. Rilton Morais.

COMPLEXIDADE

Os procedimentos cirúrgicos realizados pelos neurocirurgiões são considerados de alta complexidade, envolvendo alto custo, alta densidade tecnológica, aliados à expertise e habilidades dos médicos. Trata-se de uma especialidade médica que exige intensa formação, dedicação e aperfeiçoamento permanente dos seus especialistas.

“Graças ao grande apoio e estrutura que é dada pela Direção do hospital, nos últimos três anos, nossa equipe de neurocirurgiões está conseguindo realizar procedimentos de maior complexidade, oferecendo serviço moderno e acessível aos pacientes assistidos pelo SUS”, reforça o chefe do Serviço de Neurocirurgia do Cirurgia, Dr. Augusto Cesar Esmeraldo.

PIONEIRISMO

“Nos últimos anos, realizamos alguns feitos na área de Neurocirurgia no Cirurgia, como a retirada de tumor cerebral com o paciente acordado, intervenção rara no SUS devido aos altos custos. Fizemos extração de tumor, extremamente difícil de ser retirado pela abertura do crânio, por meio de acesso trans-clivus endoscópico, um procedimento que precisa do trabalho de uma equipe multidisciplinar. Também fomos pioneiros na utilização do aplicativo Neurokeypoint AR, que auxilia a localização de tumores intracranianos para realização de neurocirurgias minimamente invasivas. Essa ferramenta foi desenvolvida pelo Dr. Bruno Fernandes, médico da nossa equipe, e lhe rendeu o Prêmio Mentes da Inovação 2021”, informa Dr. Augusto Cesar.

Postado em Saúde