Hospital de Cirurgia celebra Outubro Rosa com ações para colaboradoras

3 de novembro de 2021

A fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida as suas colaboradoras, o Hospital de Cirurgia promoveu, durante todo o mês de outubro, uma série de ações internas voltadas para a campanha de Outubro Rosa, que visa o incentivo ao diagnóstico precoce e à prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

Ao longo de todo o mês, o Cirurgia viabilizou para as funcionárias, com idade superior a 40 anos e que não têm plano de saúde, a marcação de exame de mamografia de forma gratuita, por meio de parceria firmada com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Ao todo, foram agendados 116 exames.

Por meio das equipes de Assessoria de Comunicação, Assistência Social, Psicologia, Fisioterapia e da Residência Multidisciplinar (Grupo Multiamor), o Cirurgia também realizou durante todas as semanas de outubro ações de conscientização sobre direitos das mulheres, autoexame de mama, prevenção do Papilomavírus Humano (HPV), saúde mental e ginástica laboral em todos os setores do hospital.

Dia D

E, para celebrar o encerramento da campanha de Outubro Rosa, o Cirurgia ofertou às colaboradoras um Dia D – uma manhã de descontração e relaxamento, que ocorreu neste último sábado, 30. Na ocasião, elas foram contempladas com café da manhã, aula de dança, limpeza de pele, música, oficina de crochê, massagem, ventosaterapia, sorteios e distribuição de brindes, além de momentos de conscientização sobre autoestima e autocuidado.

De acordo com a técnica de enfermagem Edivânia Bispo, esse foi momento de respiro em meio ao dia a dia de trabalho. “A rotina da gente é corrida, e hoje o Hospital de Cirurgia está proporcionando esse evento dedicado à mulher”, afirma. A auxiliar administrativa Maria José Lima também aproveitou bastante a manhã. “Para mim, foi um dia ótimo e creio que para todos que estão aqui”, diz.

Para a Interventora Judicial do Hospital de Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães, essas iniciativas são fundamentais para valorizar ainda mais seus colaboradores. “Hoje, nosso HC é uma referência na assistência em saúde para a população de todo o Estado. E isso não seria possível sem a colaboração de toda a nossa equipe. Por isso, é fundamental dar essa atenção especial, que demonstra o quanto nossa profissional é importante para a nossa instituição e para toda a sociedade. Nossa gratidão a todas as mulheres que aderiram à nossa ação e aos nossos parceiros, em especial a Roseli Andrade, gestora do CAISM”, considera.

AÇÃO EXTERNA

Além de ações internas, o Hospital de Cirurgia viabilizou a realização de atendimentos e biópsias guiadas por ultrassonografia de 15 mulheres com histórico de tumor na mama, em conjunto com a Associação Mulheres de Peito e a médica mastologista Dra. Paula Saab. O serviço foi ofertado de forma totalmente gratuita.