Hospital de Cirurgia | Residências
49
page-template-default,page,page-id-49,mkd-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.0.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive
Hospital Escola

Formação em nível de pós-graduação

O relevante papel desempenhado pelo Hospital de Cirurgia na formação de profissionais da área médica e biomédica teve início com a criação, em 15 de agosto de 1952, da Escola de Auxiliar de Enfermagem, fundamental no apoio ao trabalho desenvolvido pelo corpo médico da instituição. Com o surgimento da Faculdade de Medicina de Sergipe e a necessidade de um contato mais próximo dos alunos com os pacientes, houve um entendimento entre a sociedade civil mantenedora da faculdade e a Direção do Hospital de Cirurgia, que foi então transformado em Fundação do Ensino Médico de Sergipe para, em 1963, receber os alunos do curso. O destacado trabalho desenvolvido pelo Hospital nessa área prossegue até os dias atuais, com a formação de profissionais em nível de pós-graduação através dos cursos de Residência Médica.

 

A transformação do HC em Fundação do Ensino Médio tornou-se possível graças à iniciativa dos médicos Garcia Moreno, Antônio Garcia, Fernando Sampaio, Benjamin Carvalho, Waldir Andrade, Nestor Piva, José Augusto Barreto, Walter Cardoso, Osvaldo Leite, Lauro Porto, Hugo Gurgel e João Cardoso. A vinda da Faculdade de Medicina elevou o número de prestadores de serviços e de estudantes que trabalhavam em benefício dos doentes. Nos primeiros anos dessa parceria, os professores do curso não recebiam remuneração pelo trabalho realizado, o que só ocorreu quando se tornaram professores da Universidade Federal de Sergipe.

 

Em 1972 o Cirurgia recebeu o curso de Odontologia e durante um curto período de tempo absorveu também o curso de Enfermagem que permaneceram lá até o ano de 1984, quando foram transferidos para o Hospital Universitário. A contribuição do Hospital de Cirurgia nesta área é irrefutável. Antes da existência do curso de Medicina em Sergipe, os estudantes se deslocavam para outras capitais, principalmente Salvador, e após a diplomação muitos não retornavam ao seu Estado. A fundação da escola permitiu que os estudantes aqui permanecessem e pessoas de baixa renda também tivessem a possibilidade de cursar Medicina.

 

O Hospital de Cirurgia foi e continua a ser uma mola propulsora no desenvolvimento da Medicina em Sergipe. Nem mesmo a transferência dos cursos para o Hospital Universitário impediu que a instituição continuasse a realizar um excelente trabalho na área de formação profissional. O tempo passou e o Hospital de Cirurgia permanece sendo um Hospital-Escola: em 2011 foram iniciadas atividades acadêmico-científicas através do Programa de Residência Médica. Em 2013, o Hospital de Cirurgia passou a oferecer também vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em UTI. No ano seguinte, houve a conclusão da primeira turma de residentes em Clínica Médica e Cirurgia Geral.

 

Atualmente o HC oferece vagas para 9 programas de Residência Médica e 4 de Residência Multiprofissional, assim distribuídas:
RESIDÊNCIA MÉDICA
*Clínica médica
*Cirurgia geral
*Cirurgia vascular
*Neurocirurgia
*Cardiologia
*Cirurgia cardio-vascular
*Psiquiatria
*Medicina de família e comunidade
*Ortopedia e Traumatologia
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
*Fisioterapia
*Enfermagem
*Odontologia
*Serviço Social

 

Em 2014, em parceria com a Universidade Tiradentes (UNIT), foi implantado o programa de internato para a graduação de medicina desta Universidade. Os alunos passam, de forma integral, pelas áreas de Clínica Médica e Cirurgia Geral e participam das atividades de enfermaria, ambulatório, centro cirúrgico e métodos de imagem. A FBHC, para viabilizar todos estes programas de ensino e pesquisa, mantém parceria com várias instituições, entre elas UNIT, AGES, FASE, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe e Universidade Federal de Sergipe. Com estas parcerias firmadas, disponibilizamos tanto o espaço para atuação acadêmica como utilizamos as áreas de cada instituição na formação de nosso corpo de funcionários. O Hospital de Cirurgia recebe alunos de graduação em Enfermagem, Medicina e Fisioterapia.

 

Com informações da Revista Cirurgia 70 anos