Pesquisar
Realizar Pesquisa

NÚCLEO DE SEGURANÇA

Núcleo de Segurança do Paciente

O que é o Núcleo de Segurança do Paciente?
 

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Cirurgia foi criado em 28 de dezembro de 2018 e possui ações baseadas na Portaria do Ministério da Saúde 529/2013, RDC 36/2013 e 53/2013.

O NSP é responsável por criar estratégias e ações para segurança do paciente na instituição e cumprir as leis e portarias para prevenção de eventos adversos relacionados à assistência.

Objetivos do Núcleo de Segurança do Paciente

 

Regulamentar as ações para promover a Segurança do Paciente no Hospital de Cirurgia, bem como o reconhecimento dos riscos relacionados aos processos assistenciais, para estimular a cultura de gerenciamento do cuidado e organizar estratégias de prevenção e minimização dos riscos inerentes a internação.

Além disso, o NSP tem como objetivo articular as ações com a Comissão de Infecção Hospitalar para diminuir os índices de infecções relacionadas à assistência à saúde.

Ações do Núcleo de Segurança do Paciente

  • Implantar os Protocolos de Segurança do Paciente (PSP) e realizar o monitoramento dos seus indicadores;
  • Desenvolver ações para a integração e a articulação multiprofissional no serviço de saúde;
  • Elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o PSP;
  • Promover ações para a gestão do risco no serviço de saúde;
  • Promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados;
  • Desenvolver, implantar e acompanhar programas de capacitação em segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde;
  • Notificar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) os eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde. 

Responsáveis pelo Setor 

ENFª. Juliana Cabral Azevedo – Gerente de Enfermagem

ENFº. Tailson da Silva Gois – Enfermeiro