Hospital de Cirurgia | Hospital Cirurgia
38
page-template-default,page,page-id-38,mkd-core-1.0.1,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.0.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

Sobre o Hospital

O Hospital de Cirurgia, fundado em 1926, é um Hospital Geral, com serviços terciários de referência para o Sistema Único de Saúde em atendimentos ambulatoriais, de média e alta complexidade para todo o Estado de Sergipe. Mantido pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, é o maior prestador de serviços ao SUS no Estado de Sergipe.

Histórico

Hospital Cirurgia – Um novo ciclo médico e social de Sergipe

Idealizado por Dr. Augusto Leite, cujo sonho era oferecer a Sergipe o seu meio cirúrgico, realizando assim “um velho anseio, uma torturante aspiração da classe médica sergipana”, o Hospital de Cirurgia começou a brotar no dia 1º de novembro de 1923, durante a solenidade de batimento da sua pedra fundamental, à qual se fez presente o Dr. Graccho Cardoso, presidente do Estado de Sergipe. Na ocasião, afirmou o Dr. Augusto Leite que “sobre a pedra que se acaba de bater, uma obra pois, de verdadeiro e extremo patriotismo, de justiça, de solidariedade humana, de piedade cristã, se vai assentar como novo monumento com que Sergipe, senhoreando as simpatias dos contemporâneos, se há de recomendar ao respeito e à gratidão das gerações vindouras”.

Traçou o médico no papel o seu ideal, doou o terreno e o governo do Estado o executou “ponto a ponto”. No dia 2 de maio de 1926 os sergipanos receberam o seu meio cirúrgico, com a inauguração do Hospital de Cirurgia.

“O ambulatório está logo à entrada…; as enfermarias são pequenas como preceitua a higiene hospitalar… O pavilhão destinado às intervenções cirúrgicas está preso à parte central do edifício… São-lhes vizinhos, o laboratório e o departamento de radiologia… Ficam-lhe a poucos passos, as salas de curativos, a farmácia e o local reservado aos pensionistas. Há ainda, varandas, para helioterapia e jardins, para tratamento, regalo e recreio dos doentes… Fora do edifício, em dependências próximas – o necrotério, o isolamento, quartos de empregados e a lavanderia… O instrumental cirúrgico é abundante e bom…” Assim definia Dr. Augusto Leite, em discurso, o hospital que acabava de inaugurar.

Fonte: Revista Cirurgia 70 anos

PERFIL da FBHC

Hospital Geral, com serviços terciários de referência para o SUS em atendimentos ambulatoriais, de média e alta complexidade para todo o Estado de Sergipe.

MISSÃO

Promover atenção integral à saúde, oferecendo serviços de qualidade à população, com atendimento humanizado e multiprofissional, integrado ao SUS, participando da formação e desenvolvimento de recursos humanos e promovendo o livre acesso à população para todos os seus serviços em saúde.

VISÃO

O Hospital Cirurgia será reconhecido pela excelência assistencial e organizacional, pela humanização do cuidado ao paciente, pela elevada capacidade técnica e valorização de seus profissionais, por ser um centro de ensino e pesquisa e pela garantia do acesso público e democrático aos seus serviços.

POLÍTICA

Ao assumir a responsabilidade de ofertar serviços de saúde com qualidade, para atender e acolher a demanda dos pacientes do Estado de Sergipe, o Hospital Cirurgia, com todo o seu efetivo de colaboradores, busca implantar uma política estratégica que permita o desenvolvimento de uma nova cultura arraigada nos alicerces da humanização no atendimento e na utilização ética dos insumos, bem como na captação de novos recursos – características essas que perfazem o perfil de toda instituição filantrópica no país e no mundo.

Diretoria

Dados da Direção

Milton Santana – Diretor Presidente

Reginaldo Freitas – Diretor Técnico

Milton Eduardo – Diretor Administrativo

Edney Freire Caetano – Diretor Clínico