Pesquisar
Realizar Pesquisa

Acesso à Informação

Acesso à Informação

Este espaço foi desenvolvido para que a sociedade possa ter acesso às informações de interesse público referentes aos recursos públicos destinados à Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, instituição privada, filantrópica, habilitada pelo CEBAS para prestar assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

Última Atualização: 24/02/2021 as 15:31h

FBHC

Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia:

É a instituição mantenedora do Hospital de Cirurgia e da Escola Técnica de Saúde Dr. Augusto Leite.

É organizada através do Conselho Deliberativo, Conselho Curador e Conselho Fiscal. São os sócios que, em Assembléia Geral, definem os membros dos Conselhos da Fundação e da Mesa Diretora do Hospital de Cirurgia.

É a mesa diretora que administra o Hospital de Cirurgia e define seu planejamento estratégico e seus direcionamentos.

Seu corpo deliberativo é composto por indivíduos da sociedade sergipana que dedicam seu tempo a preservar a missão da Fundação. Seus membros não são remunerados.

Em novembro de 2018, foi decretada a intervenção judicial da FBHC através de pedido do Ministério Público Estadual em ação civil pública.

Desde então, a FBHC vem sendo gerida pela enfermeira Marcia de Oliveira Guimarães, detentora de todos os poderes inerentes à administração da Fundação.

Hospital de Cirurgia

Fundado em 1926 por um grupo de médicos capitaneados pelo ilustre Dr. Augusto Leite. Nasceu com a finalidade de oferecer um centro de atendimento de saúde moderno, científico e qualificado à população sergipana. Foi pioneiro em várias áreas da medicina e da saúde e foi o primeiro Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Sergipe, no ano de 1961.

Entre outros, realizou a primeira transfusão de sangue, a primeira cirurgia cardíaca, a primeira neurocirurgia e primeiro transplante cardíaco do Norte e Nordeste do Brasil, em 1986. Os primeiros Serviços de Hemodinâmica, Tomografia e Radioterapia do estado de Sergipe foram criados aqui.

O Hospital Cirurgia atua com serviços de referência para o Sistema Único de Saúde em atendimentos ambulatoriais, de média e alta complexidade para todo o estado de Sergipe, referência em cirurgias cardíacas, vasculares, neurocirurgia e oncologia.

É mantido pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia e é o maior prestador de serviços ao SUS no Estado de Sergipe.

Escola de Enfermagem

Nos primórdios do Hospital de Cirurgia, não havia faculdades de enfermagem em Sergipe e, para atender à necessidade crescente desta importante profissão, o Dr. Augusto Leite criou a primeira Escola de Enfermagem de Sergipe. Com as modificações e regulamentações da profissão, posteriormente, esta escola transformou-se em escola para técnicos de enfermagem e vem formando profissionais até hoje.

Mais detalhes clique aqui

Estatuto

Clique aqui e confira o estatuto

Missão, Visão e Valores

Organograma

Última Atualização: 24/02/2021 as 15:31h