Pesquisar
Realizar Pesquisa

Após 30 anos sem competir, Dr. Alex Vianey ganha três ouros em Campeonato de Natação

19 de julho de 2021

Nunca é tarde para recomeçar. Esta frase cai como uma luva para Dr. Alex Vianey, 55 anos. Médico hepatologista e gastroenterologista, diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital de Cirurgia, ele conquistou três medalhas de ouro (100 livres, 50 costas e revezamento 4×50 livre) no 65º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, após 30 anos sem participar de competições.

Leia mais

Ainda no evento esportivo, que ocorreu no Complexo de São Januário do Clube Vasco da Gama, na cidade do Rio de Janeiro, entre 24 e 27 de junho, Dr. Alex ganhou uma medalha de prata e três medalhas de bronze.

O início da história de Dr. Alex com a natação vem do período escolar, dos 14 aos 18 anos. “Eu era nadador na época de escola. Competi cinco vezes os Jogos da Primavera. Em cada ano, eram três provas. Ou seja, competi 15 provas, sendo que todas ganhei medalha de ouro. Na época, realmente, eu era um bom nadador”, relata.

Após concluir o ensino médio e ingressar na faculdade, o amor e dedicação à Medicina falaram mais alto. “Fui estudar. Era a minha prioridade. Depois de passar no vestibular, fui esquecendo a parte física e deixei a natação de lado”, informa. Um reencontro com amigos da época da natação fez Dr. Alex retornar às piscinas.

“Em 2018, reencontrei esses amigos nadadores, que continuavam nadando. Eles me chamaram para nadar e foi assim que voltei. No primeiro treino, só consegui nadar 200 metros. Hoje, a cada treinamento, percorro três mil metros”, afirma. Após trocar as piscinas pela Medicina, Dr. Alex, além de nunca mais ter competido, não treinava.

A preocupação com a saúde física e mental também foram dois fatores decisivos para a volta às piscinas. “Percebi que precisava voltar a praticar atividades. Foi também uma questão de realização pessoal. Saber que você pode. Se você focar, se tiver aquilo como objetivo, você é capaz de chegar lá”, diz.

“Que o meu caso sirva de exemplo, estímulo para todos da minha idade, em especial aos meus colegas profissionais da saúde, que encaram jornadas complexas em tempos de pandemia da Covid-19”, finaliza.

Postado em Novidades