Hospital de Cirurgia | Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Cirurgia realiza treinamentos

Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Cirurgia realiza treinamentos

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Cirurgia está realizando uma sequência de treinamentos, abordando as equipes assistenciais in loco. O tema de agosto está sendo sobre a segurança na administração de dietas enterais e parentais e o monitoramento da transfusão de hemocomponentes.

A enfermeira e coordenadora do NSP, Juliana Cabral, explica que há um planejamento mensal de treinamentos, definido no Plano de Segurança do Paciente com a proposta de melhorar os processos de trabalho, onde a cada mês são elaborados instrumentos educativos para melhorar o entendimento dos colaboradores.

“Estamos alcançando resultados surpreendente nos treinamentos, principalmente em relação a adesão dos colaboradores, notando-se a preocupação em melhorar a assistência ao paciente a cada dia. De forma clara e objetiva abordamos a importância de alguns cuidados que os profissionais precisam ter na administração das dietas dos pacientes, porque o setor de Nutrição prepara, mas é a equipe de Enfermagem quem administra. E em relação aos hemocomponentes, o Banco de Sangue faz a instalação, mas quem monitora são os profissionais de Enfermagem”, explica.

A conclusão do ciclo das capacitações sobre esse tema será na semana que vem, contemplando assim todas as unidades assistenciais.