Hospital de Cirurgia | Residência Multiprofissional do Hospital Cirurgia forma quinta turma

Residência Multiprofissional do Hospital Cirurgia forma quinta turma

Na última sexta, 22 de fevereiro, a quinta turma do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Terapia Intensiva – Adulto do Hospital de Cirurgia finalizou o seu período de aprendizado. As residentes Iris Santana e Lais Andrade, de Fisioterapia, Mônica Cabral, de Odontologia, e Natalie Santana, Aline da Rocha e Lícia de Souza, de Enfermagem, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, marcando assim o encerramento desse importante ciclo em suas carreiras profissionais.

A Cirurgiã-Dentista Mônica Cabral conta que foram 2 anos de esforço e dedicação, mas que a Residência trouxe um complemento muito significativo para a sua carreira. “Tudo o que aprendi na Residência me trouxe um grande ganho, pois a Odontologia está cada vez inserida dentro do âmbito hospitalar, tratando pacientes muito mais comprometidos. Aqui pude adquirir segurança para conseguir cuidar melhor desses pacientes”, relata.

Íris Santana não pensa de maneira diferente de Mônica, a Fisioterapeuta afirma que essa experiência deu capacitação suficiente para enfrentar o mercado de trabalho e destaca a importância da interação multiprofissional. “Foi uma experiência válida e gratificante porque saímos da Universidade meio imaturos e através da Residência podemos nos aperfeiçoar. Hoje sou muito grata por ter participado desse processo aqui no Hospital e a toda a equipe que forma a Residência”, expõe.

O momento foi de muita emoção e despedida para algumas e continuidade para outras, como é o caso da Enfermeira Natalie Santana, a partir de agora fará parte do quadro de colaboradores do Hospital. Ela conta que abriu mão de um emprego para ingressar na Residência em busca de especialização e reconhece que o Hospital de Cirurgia trouxe muitos conhecimentos que continuará colocando em prática. “Para mim é uma felicidade muito grande continuar neste lugar que me acolheu, onde aprendi tudo que sei, a hora agora é de retribuir tudo o que me foi dado aqui”, finaliza.

A Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva é um curso de especialização oferecido pelo Hospital de Cirurgia em parceria com a Universidade Tiradentes, tem duração de dois anos e disponibiliza aos profissionais o aprendizado teórico e prático em Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem através do atendimento de pacientes internados nas duas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital, contribuindo assim para a diminuição dos tempos de internamento e de reabilitação, redução de custos hospitalares e maior disponibilização de leitos de UTI com uma assistência integral aos pacientes.