O setor de lavanderia do Hospital de Cirurgia também recebeu melhorias

29 de janeiro de 2019

Na Central de Processamento de Roupas do Hospital de Cirurgia, mais conhecida como lavanderia, a produção está a todo vapor, pois foi feita a aquisição de uma máquina de costura industrial e também está sendo realizada a renovação de todo o enxoval hospitalar. A coordenadora Antônia Damasceno, que já está no setor há quase 25 anos, relata como isso é importante para o andamento do setor e consequentemente para oferecer mais conforto aos pacientes. “Todos os setores que estavam envolvidos ao meu sempre viram a luta que era para conseguir tecidos. O Hospital comprava um pouco e quando ia comprar novamente os antigos já estavam quase acabando”, diz.

A coordenadora conta ainda que desde que a Interventora Márcia Guimarães chegou, destinou verba em três vezes, cumprindo assim a meta estabelecida. “Já estamos praticamente completando toda a parte de enxoval das unidades do Hospital e fechando as mudas de 8 lençóis para cada leito. Hoje não temos mais problemas com kits cirúrgicos, que são os conjuntos de campos de tecidos utilizados em cada cirurgia, nem com roupas privativas dos centros cirúrgicos”, explica.

Sobre a máquina de costura reta industrial, Antônia explica que a antiga máquina tinha 23 anos de uso e precisava ser substituída por não haver peças mais no mercado e, se não fosse adquirida uma, haveria atraso na confecção dos enxovais. A costureira Terezinha de Jesus está satisfeita com a nova aquisição. “A máquina é muito boa, mais moderna porque é elétrica e está ajudando bastante, tem uma lâmpada que facilita para colocar a linha. Com essa nova máquina estamos aumentando a produção e por isso agradecemos muito”, conta.

Além dessas melhorias, estão sendo confeccionados os uniformes dos profissionais do setor e foram feitos os dutos do Secador, o que ajudou a diminuir do tempo de secagem das peças. E, para garantir a segurança dos funcionários, foram colocadas barreiras de proteção na Centrífuga e no Secador e travas de segurança na Lavadora e também na Centrífuga.